Render by Augusto Cezar
Alcançar o render realista e impressionante em arcvhiz não é uma questão de opção, é algo obrigatório! E hoje quero te mostrar os 6 pessoas para alcançar o render realista. Mas lembre-se que esses passos são interligados como os degraus de uma escada. Um não funciona sem o outro.
1 – O uso da ferramenta certa.
Hoje em dia existem muitos, MUITOS, programas de computador para renderizar arquitetura. Todos eles prometem ser os melhores, o mais rápido, o mais realista. Mas a verdade é que esses softwares são muito limitados exatamente por serem nichados demais para renderizar arquitetura e às vezes são muito simplificados, afinal, o público-alvo dessas empresas inclui arquitetos e designers que não tem interesse nenhum em aprender técnicas avançadas de computação gráfica para fazer renderizações. Eles só querem o render pronto sem muita complicação.
Entretanto, sendo artista de archviz, você precisa ter flexibilidade em um software que te permita achar soluções criativas inovadoras que não foram pensadas pelo desenvolvedor do software. Por isso, minhas recomendações são sempre: Blender 3D ou 3DS Max.
Como eu sou user de Blender a muitos anos, obviamente vou recomendar o Blender por ele ser gratuito, ter modelagem avançada e modelagem procedural, texturização tradicional e procedural, sculpt, texture painting, além de já vir com duas render engines fantásticas nele. O cycles e o eevee, que são ótimos para renderizar archviz sem muita complicação. E se você precisar criar alguma solução muito específica pro projeto você pode fazer com as ferramentas avançadas de modelagem, texturização e animação que ele tem a oferecer.
Eu sei que o 3DS Max tem coisas parecidas, mas honestamente… Eu gosto mais do blender e por isso o recomendo sempre.
Screenshot de uma modelagem 3D de archviz feita no Blender. Abaixo o render final.
Renderização feita por Augusto Cezar
2 – Referências e inspirações
Essa parte do processo não é só selecionar umas imagens bonitinhas na internet e jogar elas em uma pasta para depois copiar algumas de suas características em seus renders. Milhares de artistas fazem isso e seus renders são sem alma e não passam emoções para quem vê as imagens ou animações.
As referências são o alimento da sua alma artística. Como artista você precisa se alimentar de imagens esteticamente agradáveis, mergulhar em inspirações que te causem alguma emoção visceral e, com isso, ficar transbordando de ideias para expressar em seus renders.
Você deve olhar a referência, sentir algo diferente nela e depois se perguntar “por que estou sentindo isso ao olhar essa imagem?”. Feito isso você desfragmenta os elementos daquela imagem que te fazem sentir alguma coisa. E tendo isso em mente você tem uma munição para acertar as emoções de alguém ao reproduzir isso em suas imagens.
Por isso, o processo de procurar referências não é meramente um momento para pegar algumas coisas na internet que parecem com aquilo que você quer representar. Mas sim o momento de você mergulhar em suas emoções e procurar aquilo que te move em diferentes fotos e trabalhos artísticos.
Assim você encontrará sua voz artística, e só assim seu trabalho será significativo e inspirador para outros ao ponto de você se tornar alguém que não pode ser substituído por uma inteligência artificial genérica.
Por isso inclui fotografias, trabalhos e outros artistas e outros estúdios e olho todos os dias de manhã. Olhando, sentindo, se perguntando por que sentiu e desfragmentando os elementos artísticos e suas emoções em um processo de absorção de arte e autoconhecimento.
Sites para inspiração e referências são:
Após baixar suas imagens de referência é legal organizá-las em um canal infinito como o Pure Ref. O link é este aqui: https://www.pureref.com/
3 – Modelagem
Tendo a mente abastecida de ideias e beleza é hora de pôr a mão na massa, e em 3D tudo começa pela modelagem 3D. Entretanto, o profissional de archviz não precisa ser muito bom em modelagem não. Tenho habilidades simples de modelagem em medidas exatas e sabendo esculpir um terreno vagamente o profissional deve ser capaz de modelar paredes, piso, teto e um terreno de forma relativamente simples. Pois todo o resto, desde o sofá até os gramados da sua cena podem ser baixados da internet.
Alguns desses assets são gratuitos, outros são pagos, mas em geral não vale a pena para um profissional de archviz passar 3 dias modelando um sofá ou criando do zero um gramado sendo que isso pode ser comprado por preço baixíssimos na internet e poupar muito tempo de produção.
Modelagem do projeto cozinha Heringer no Blender, projeto feito no treinamento Blender para Arquitetura: https://bviz.com.br/blender-para-arquitetura
Por isso o profissional de archviz sempre recorre a bibliotecas de assets para garantir a qualidade e agilidade da entrega de seus renders e animações. Work smart, not hard.
Sites e pacotes de assets para archviz recomendados:
Grama, floresta e distribuição de natureza:
https://blendermarket.com/products/scatter?ref=101
https://blendermarket.com/products/botaniq-trees?ref=101
https://blendermarket.com/products/vegetation-tree-addon-animation?ref=101
Carros e ruas:
https://blendermarket.com/products/transportation?ref=101
https://blendermarket.com/products/car-library-traffiq-vehicles-for-blender?ref=101
Asset library para interiores e exteriores:
https://imeshh.com/
Outros sites (com modelos que não foram feitos exclusivamente para o Blender):
https://3dsky.org/
https://www.designconnected.com/
https://sketchfab.com/features/free-3d-models
4 – Materiais realistas
Os materiais realistas seguem a mesma regra da modelagem. Você não precisa fotografar e criar seus materiais do zero se isso não foi solicitado pelo cliente. Geralmente a maioria dos mármores, granitos, concretos, madeiras e todo tipo de material pode ser encontrado pronto na internet de graça ou em sites pagos.
A única grande questão é que você precisa entender que ter materiais de alta qualidade não é só uma questão visual, mas uma questão de não distrair seu viewer da experiência.
Se a pessoa olha seu render e vê que algo não está realista ela “sente” que algo está errado. Consequentemente ela irá se distrair do ambiente e não será capaz de se imaginar, emocionalmente, naquele ambiente. Realismo não é um visual, é uma experiência emocional provocada pelo visual.
Portanto, ter materiais realistas é crucial para imergir as pessoas em seu rendimento. Um render bem feito e com bons materiais não precisa ser visto por óculos de realidade virtual para ser imersivo. Com bons materiais você será capaz de fazer a pessoa ficar imersa em seu render mesmo que ele seja uma imagem estática postada no instagram. Você só precisa saber usar modelagem e materiais para acertar as emoções certas.
Sites para materiais realistas de alta qualidade:
https://polyhaven.com/textures
5 – Iluminação
Sem luz nada do que você fez até agora poderá ser visto. Por isso você deve aprender como iluminar corretamente ambientes de interiores e exteriores. Aprender a lidar com ambientes com poucas entradas de luz (janelas pequenas) e entender o mais importante de tudo: Que luz evoca uma emoção visceral em nós, humanos.
A luz é a base de como entendemos o mundo com nossos olhos. As sensações de calor e aconchego são associadas a luzes e cores quentes (amarelo,laranja) e a sensação de frio, solidão ou molhado são relacionadas a cores frias (tons de azul). Assim você saberá que a luz é importante para setar o modo da cena e indicar como o viewer vai se sentir ao olhar para a imagem.
Assim você não poderá apenas usar o pôr do sol apenas por que ele é bonito, mas por que você sabe qual emoção o pôr do sol causa e com isso você vai sintonizar toda sua cena para que os materiais, a modelagem e a luz falem a mesma língua e impactar emocionalmente quem ver o seu render.
Para criar ótimas iluminações realistas você pode usar mapas HDRI gratuitos que você pode achar aqui:
https://polyhaven.com/hdris
Ou pode usar addons do Blender que criam atmosferas realistas como o pro-atmo sky (https://blendermarket.com/products/pro-atmo?ref=101) ou o Cloudscapes (https://blendermarket.com/products/cloudscapes?ref=101 ) para usar nuvens realistas.
Mas nunca subestime usar apenas as luzes do Blender ou a Sky texture nishita que já vem com o Blender. Você pode fazer muito com a luz básica que já tem a sua disposição no software 3D.
6 – Câmera
Finalmente, com tudo pronto é hora de apresentar seu trabalho ao mundo. E na maioria dos casos será com uma imagem estática (still image) que seu render será apresentado ao mundo antes de qualquer pessoa ir ao seu trabalho para ver uma animação ou experiência VR.
Por isso você precisa saber como usar uma câmera e tirar fotos como um fotógrafo profissional. Afinal, a câmera será o seu olhar sobre aquela cena. E pra isso você precisa saber como câmeras realistas funcionam.
Um exemplo é você no mínimo saber como usar diferentes tipos de lente para tirar diferentes tipos de renders. Por exemplo, um render feito com uma lente 22mm terá mais informação e mostrará muita coisa da cena, dando uma visão ampla e geral, mas tendo a possibilidade de distorcer um pouco as coisas mais próximas da câmera ou dos cantos da imagem.
Shot 22mm
Shot 80mm
Por outro lado um shot de 80 a 120mm pode ser muito mais íntimo, presente, e permite desfoques do background, uso do efeito bokeh, entre várias outras coisas interessantes que podem ser feitas para deixar um render ainda mais interessante.
Uso de depth of field em fotografia para dar ênfase a um elemento.
Efeito bokeh causado pelo desfoque das luzes mais distantes da câmera. Esse efeito acontece automaticamente no Blender ao usar depth of field, mas pode ser polido para trazer ainda mais realismo.
Uma parte crucial é entender que câmeras não sao perfeitas. Existem além desses efeitos óticos várias imperfeições que em uma foto. E reproduzir essas imperfeições caracteristicas de câmeras pode trazer ainda mais realismo. A perfeição digital é, de fato, a imperfeição.
Dominando esses 6 passos você com certeza será capaz de criar renderizações de arquitetura muito mais impactantes de poderosas. Seus renders poderão ser carregados de emoções e qualidade visual, permitindo que a pessoa tenha uma viagem imaginária dentro do render sem a necessidade de um óculos de realidade virtual.
Gostou dessa dica?! Comente aqui embaixo o que você acha que é o ponto mais importante dessa lista.
Até a próxima!